Denise Pessôa apresentou a proposta para mudar a lei complementar que trata sobre o trabalho doméstico
redacao@serraempauta.com
25.06.2024 - 16h02min
A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) apresentou um projeto para mudar a lei complementar que trata sobre o trabalho doméstico. A modificação visa estabelecer a obrigatoriedade do fornecimento de alimentação às empregadas e empregados domésticos ou a concessão de vale-refeição aos trabalhadores.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O projeto delega ao Poder Executivo a definição das condições e valores para o fornecimento do vale-refeição ou da alimentação in natura. A matéria quer garantir um direito básico aos empregados domésticos, contribuindo para o bem-estar no ambiente de trabalho.​
Denise destaca que a categoria desempenha funções essenciais dentro dos lares brasileiros, como limpeza, cozinha, cuidados com crianças e idosos, entre outras atividades. No entanto, apesar dos avanços na legislação trabalhista, incluindo a equiparação de direitos, ainda não há previsão legal específica para o fornecimento de alimentação a categoria.
A parlamentar esclarece, que embora alguns empregadores forneçam alimentação aos seus trabalhadores domésticos, não há previsão legal dessa obrigatoriedade, por isso, é necessária a alteração na legislação.
"A alimentação do trabalhador é fundamental, não apenas para sua saúde, mas também para sua qualidade de vida e desempenho no trabalho. É uma questão de justiça assegurar que todos os trabalhadores, incluindo os domésticos, tenham acesso à alimentação adequada durante sua jornada de trabalho", defende a deputada.
Leia mais:
Galópolis, em Caxias do Sul, comemora 132 anos com bolo na praça
Cetec recebe vereadores para dar início ao projeto Construindo Leis
Metalúrgica de Caxias do Sul investe mais de R$ 15 milhões em nova planta fabril
ExpoBento e Fenavinho aceleram preparativos para receber visitantes em Bento
Sobe para 178 número de mortos no Rio Grande do Sul
Tags:
Equiparação de direitos Denise Pessôa propõe obrigatoriedade alimentação vale-refeição empregadas domésticas Caxias do Sul Câmara dos Deputados